Diversas são as tendências pedagógicas que marcaram a tradição da educação brasileira: a tradicional, a renovada, e a tecnicista, cada um em seu tempo, influenciada por grandes movimentos educacionais, internacionais e também por especificidades da nossa história político-social.
Nosso compromisso é com a educação progressiva, objetivando a adequação dos conteúdos à participação ativa e crítica do cidadão na sociedade. Para isso, faz-se necessário que as práticas pedagógicas e sociais provoquem a reconstrução crítica ao pensamento e da ação dentro da sala de aula. Daí a importância do envolvimento e do dinamismo nas atividades desenvolvidas, proporcionando ao aluno diálogos com os conteúdos que lhe são transmitidos e a consequente construção do conhecimento. Por meio da interação em diferentes situações, o educando se apropria das ideias, previamente estabelecidas e adequadas ao seu contexto social.
O processo de construção da aprendizagem significativa requer da criança uma intensa atividade subjetiva, pois consiste em estabelecer relações entre o que ela já sabe e aquilo que é novo.
Questão central da aprendizagem significativa está no vínculo substancial das novas ideias e conceito com a bagagem cognitiva do aluno. Conforme Peréz Gómez. Cabe, portanto, ao professor o papel de mediar, na sua prática educativa, os conhecimentos que os alunos possuem, oriundos das experiências sociais, afetivas e cognitivas.
A Escola, de forma sistemática, tem a missão de planejar e organizar a sua prática educativa, promovendo assim, aprendizagem significativa e o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos educandos.
Executaremos nosso trabalho de maneira eficaz, comprometida e solidária, com professores capacitados buscando a qualidade do processo ensino – aprendizagem.
Temos como principais valores: Compromisso, Organização Solidariedade.